domingo, 15 de maio de 2011

Palmada é uma medida educativa?Só uma Palmadinha!

A violência começa quando a
palavra perde o valor.
Para lidar com a violência doméstica,
o primeiro passo é escutar.





Educar os filhos realmente não é tarefa fácil. Entre  todas  as  atividades femininas esta pode ser uma das mais desafiadoras porque exige paciência, sensibilidade, amor, dedicação, coerência e um pouco de dureza para conseguir estabelecer limites. Isso mesmo, a palavra chave da educação das crianças é limite, mas será que a PALMADA VAI IMPOR REGRAS, O LIMITE ?
Tempos atrás o tapinha era o método mais usado na educação das crianças. Acreditava-se que os pequenos não tinham querer e que, caso não entendessem o pedido dos pais, ele seria uma medida corretiva, assim como surras com cintas, chinelos, e horas de joelho no milho. Tempos depois os pais passaram a acreditar que a educação carecia de liberdade e abriram mão do método.
O que se discute hoje é um equilíbrio que dê diretrizes aos pais sobre como atuar. Isso depende da estrutura de cada família e de como os pais querem estabelecer relação com os filhos. “É preciso dar limites à criança. A forma como isso será feito depende dos pais e dos filhos. Um dos métodos é aplicar castigos pedagógicos e estabelecer regras para a criança aprender a respeitar”, para muitos pais complicado estabelecer regras e manter.
“Os pais devem dar o exemplo aos filhos e sempre se mostrarem confiantes de suas decisões, mostrando porque estão negando ou proibindo alguma coisa, fazendo a criança entender o motivo. Dizer apenas não faz com que a vontade da criança seja anulada e não tem efeito pedagógico”,
“A palmada não é válida porque é uma agressão. Não há nenhum tipo de estudo ou pesquisa que comprove que ela é educativa ou disciplinatória. Se fosse assim, todo mundo que apanhou seria melhor. A criança aprende por repetição e pelo modelo apresentado pelos pais”, Quem é mãe sabe a dificuldade ao se deparar com a birra dos pequenos, mas os especialistas ensinam que ao estabelecer limites, essas birras deixam de existir com o tempo e isso é responsável pelo verdadeiro aprendizado. Ensinar cada dia um pouquinho com boas doses de paciência pode substituir a palmada, que dói no bumbum da criança e aperta o coração dos pais, que muitas vezes descarregam todas as emoções do dia, na palmada da criança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário