domingo, 15 de maio de 2011

"Mãe, Pai, Não bata, eduque teu filho"

A questão gira em torno dos chamados conflitos familiares, que geram problemas de convivência de difícil superação, que provocam, por vezes, a fuga de crianças e adolescentes de seus lares.

  Principais causas:

1) Castigos excessivos, exagerados e desproporcionais ao fato. Ex: a criança comete uma pequena falta e leva uma surra
2) Repressão excessiva, excesso de controle
 3) Desleixo dos pais, ou seja, a criança sente-se rejeitada e desprezada e foge para chamar a atenção
4) Muitas das fugas do lar têm por motivos o mau desempenho escolar, as responsabilidades domésticas que são atribuídas a elas e até mesmo pequenos ofícios, como venda de doces e salgados.
 5) O espírito aventureiro também é um dos grandes responsáveis pelas fugas de crianças
 6) Conflito de Guarda: a separação do casal acaba refletindo, e muito, nos filhos.

Ao presenciar brigas e desavenças e também a tentativa frequente de um dos cônjuges DENEGRIR a imagem do outro, é natural que o menor de idade fique confuso, e em muito casos, a saída que ele vê para obtenção de paz é fugir de casa, na esperança de dias melhores.

Se crianças e adolescentes conviverem em ambientes harmônicos, onde sintam-se amadas, cuidadas e protegidas, a possibilidade de desaparecimento é reduzidíssima. Por outro lado, de nada adianta ir à delegacia de polícia solicitar a elaboração de Boletim de Ocorrência versando sobre desaparecimento, e depois que o filho for encontrado continuar com o mesmo procedimento dentro de casa, pois assim, as chances dele desaparecer novamente serão enormes. "Não bata, eduque seus filhos para serem pessoas melhores no futuro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário